segunda-feira, 14 de maio de 2012

Projeto Politico Pedagógico

Projeto Politico Pedagógico
Escola Cecilia Meireles

Ficha Técnica

* Direção Administrativa
 Maria Clécia da Silva

* Direção Pedagógica
Carla Valéria F. de Castro

* Acessoria Pedagógica
Maria Clécia da Silva
Valéria Santiago

* Orientação Educacional
Carla Valéria F. de Castro

* Secretária Geral
Valéria Santiago

* Entidade Mantenedora
Maria Clécia da Silva
Leonardo Mendes da Silva Gadea

1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

1.1. Nome da Unidade Escolar
ESCOLA CECILIA MEIRELES
Endereço:
Rua  Ruy Barbosa, 90 –Centro – Xique-Xique/Bahia
Telefone: (74)3661-2379 ou 3661-1335
                                                               
1.2. Nome da Entidade Mantenedora

Escola Cecília Meireles Ltda
       Endereço: Rua  Ruy Barbosa, 90 –Centro – Xique-Xique/Bahia

1.3. Equipe Dirigente

Diretora:   Maria Clécia da Silva
Coordenadora Pedagógica: Carla Valéria F.de Castro
Secretaria Geral:  Valéria Santiago

1.4. Níveis e Modalidades de Ensino:
A Escola Cecília Meireles oferece a Educação Básica nos seguintes níveis de ensino:
a)      Educação Infantil;
b)     Ensino Fundamental: 1º ao 9ª ano;
c)      Ensino Médio: 1ª a 3ª série;
d)     Graduação EaD;
e)      Pós-graduação EaD;
1.5. Número de Salas de Aula:  12(doze).
Obs: Atualmente está havendo a construção de uma Creche.

15.1. RECURSOS FÍSICOS, HUMANOS E MATERIAIS:
Ø  Recursos Físicos:
A Escola Cecília Meireles dispõe de:
·         11 Salas de aula amplas;
·         Biblioteca;
·         Sala de projeção
·         Laboratório.
Ø  Recursos Humanos
Quanto a organização técnico-administrativo e pedagógico, a unidade escolar possui os seguintes recursos humanos:
1.        Direção Pedagógica (diretor e vice)
2.        Coordenador Pedagógico da Educação Infantil e E. Fundamental (1ª a 4ª série)
3.        Coordenador pedagógico do Ensino Fundamental(5ª a 8ª série)
4.        Coordenador pedagógico do Ensino Médio
5.        Orientador pedagógico do Ensino Fundamental
6.        Orientador pedagógico do Ensino Médio
7.        Coordenadores de Departamento e de Áreas
8.        Corpo docente formado por pedagogos, professores licenciados, pós-graduados.
9.         Coordenador de Disciplina e Área
10.    Secretária
11.    Assistente de Secretaria
12.    Assistente de Piso
13.    Digitadores
14.    Recepcionista
15.    Telefonista
16.    Office boy
17.    Pessoal de limpeza
18.    Bibliotecária
Ø  Recursos Materiais
Os professores contam com os seguintes recursos materiais:
·              DVD
·              Data Show
·              Retroprojetor
·              Transparências
·              Computador
·              CDs
·              Som para CD
·              Quadros parabólicos
·              Mapas
·              Globo terrestre
·              Materiais gráficos
·              Materiais de recreação
·              Todo e qualquer material (em papel, sucata e outros) solicitados pelo professor
·              Materiais esportivos
·              Televisão
·              Telão
A pombinha da mata

Três meninos na mata ouviram

uma pombinha gemer.
"Eu acho que ela está com fome",
disse o primeiro,"e não tem nada para comer."Três meninos na mata ouviram
uma pombinha carpir.
"Eu acho que ela ficou presa",disse o      segundo,
"e não sabe como fugir."
Três meninos na mata ouviram uma pombinha gemer.
  "Eu acho que ela está com saudade",
disse o terceiro,
                                                        "e com certeza vai morrer."
                                                          (Cecília Meireles)


2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

 



C
onsiderando que a Escola Cecília Meireles está situada no interior do estado da Bahia, na cidade de Xique-Xique-Ba, que dista a 587 Km de distância da capital, fazendo parte da microrregião do Baixo-médio São Francisco, onde a população apresenta um nível sócio-econômico médio-baixo e poucas oportunidades de aquisição de um conhecimento de qualidade, se concebeu a escola Cecília Meireles como uma alternativa de educação de qualidade para a comunidade do município referido.
Atendendo aos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Ensino Médio de 1ª a 3ª série a Escola Cecília Meireles pretende contribuir para a formação de indivíduos pensantes, criativos, éticos e capazes de operar transformações no seu meio social.
Atualmente, com um grupo de alunos bastante heterogêneos e oriundos de diferentes realidades, tais como:escolas públicas, particulares, da zona urbana e rural, a escola se depara com o desafio de atualizar-se permanentemente oferecendo a sua clientela um ensino de qualidade e adaptado às reais necessidades de seu alunado.
A elaboração deste projeto, pautado em um trabalho coletivo, deverá nortear as ações e o “fazer pedagógico” no cotidiano escolar da Escola Cecília Meireles, oportunizando unidade de ação, comprometimento e participação ativa de todos os educadores na construção de uma escola de qualidade, que atenda às expectativas da comunidade de Xique-Xique.
O  Projeto Pedagógico da Escola Cecília Meireles, articula-se com o Regimento Escolar do Estabelecimento de Ensino, para efeito jurídico-educacional e reforça, em sintonia com a legislação vigente,a construção de  uma metodologia baseada nos princípios de liberdade e solidariedade humana, trazendo os procedimentos de reorganização da prática pedagógica da unidade escolar.
Ao construir o seu Projeto Pedagógico a Escola Cecília Meireles, considerou as diretrizes da educação nacional, as resoluções do sistema de ensino educacional estadual e nacional, os PCN do E. Fundamental e Médio e as normas do seu Regimento, tendo como propósito proporcionar aos seus alunos a construção de conhecimentos significativos e formação de valores cidadãos, a partir dos pilares indicados pela UNESCO: “Aprender a Aprender”, Aprender a Fazer”, Aprender a Conviver” e “Aprender a Ser”, além de respeitá-los como sujeitos da aprendizagem, como pessoas criadoras de cultura, valorizando as diversas possibilidades  de expressão em diferentes linguagens e o convívio numa sociedade em acelerado processo de transformação.



Leilão de jardim

Quem me compra um jardim
com flores? borboletas de muitas cores,lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis nos ninhos? 
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio
de sol? 
Quem me compra este formigueiro? 
E este sapo, que é jardineiro?(Cecília Meireles)

 
3. MISSÃO, VISÃO DE FUTURO E VALORES DA ESCOLA CECÍLIA MEIRELES

2.1. MISSÃO:

Oferecer um ensino de qualidade, proporcionando ao seu alunado a aquisição de competências de Aprender a Aprender, Aprender a Fazer, Aprender a  Conviver e Aprender a Ser. A intenção da escola é oferecer um ensino significativo que prepare o aluno para ser um cidadão consciente, crítico, antenado com as necessidades de seu tempo e capaz de operar transformações na sua realidade.

2.2.VISÃO DE  FUTURO:
Ser uma escola de referência na região e que  possa  contribuir, efetivamente, para a formação de cidadãos com sólidos valores éticos e morais, acompanhando as transformações sociais, educacionais e tecnológicas, valorizando as relações interpessoais, o aprendizado contínuo e a realização individual dos educandos e educadores.
2.3. VALORES:
Os valores a serem estimulados e que sustentam os fundamentos éticos-políticos, são principalmente: de sensibilidade, respeito a si e ao outro, compreensão, autonomia, criticidade e solidariedade. Esse conjunto de valores´possibilitam o desenvolvimento de atitudes responsáveis perante a vida, permitindo uma ação concreta de transformação, produtividade e democracia junto à comunidade.

OBS: O projeto na íntegra só pode ser consultado na Escola.




 Carla Valéria F.de Castro
Coordenação Pedagógica   

REGIMENTO



XIQUE-XIQUE/Ba.
2012



REGIMENTO ESCOLAR DA ESCOLA CECÍLIA MEIRELES

TÍTULO I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Art.1 - A denominação do Estabelecimento de Ensino é ESCOLA CECÍLIA MEIRELES, sito à Rua Rui Barbosa, 90- Centro, no município de Xique-Xique/Ba. Autorizada a funcionar através da Resolução n. º 262/95 do Conselho Estadual de Educação, publicado no D. O de 10 de agosto de 1995.


Art. 2 – A Escola Cecília Meireles, instituição particular de ensino, em sentido estrito, conforme art. 20 da Lei 9.394/96, é mantida por pessoa jurídica de direito privado (sociedade por cotas), denominada Escola Cecília Meireles LTDA, CGC 63.111.884/0001-71, inscrita na Prefeitura Municipal de Xique-Xique-Ba., sob nº5.4.0049.


Parágrafo Único – A ESCOLA CECÍLIA MEIRELES LTDA se obriga a prover todos os meios para o funcionamento da Escola Cecília Meireles, respondendo, oficialmente, pelo Estabelecimento de Ensino.


Art. 3 – O Estabelecimento de Ensino, é regido pelo presente Regimento Escolar que tem valor de contrato entre as partes interessadas e, conjuntamente, com o Projeto Pedagógico terão ampla divulgação no âmbito da Escola.


TÍTULO II – DOS OBJETIVOS E FINALIDADES


Art. 4 - A Escola Cecília Meireles, para a consecução de seus fins, desenvolve, observando a legislação vigente, a Educação Básica, organizada em regime de seriado anual, compreendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Parágrafo Único – Para atender à demanda e as exigências do mercado de trabalho, o Estabelecimento poderá criar novos cursos e/ou novas habilitações.


Art. 5 - São objetivos gerais da Escola Cecília Meireles, nos termos da Lei 9394/96:

I – cumprir e fazer cumprir as normas gerais da educação nacional, do.
Sistema de ensino e deste Regimento;

II – elaborar e executar seu Projeto Pedagógico;

III – administrar seu pessoal e recursos materiais e financeiros;

IV – assegurar o cumprimento dos dias letivos e hora-aula estabelecidos;

V – velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente, Articulado com o mundo do trabalho e a prática social;

VI – articular-se com a família e a comunidade, criando processo de integração da sociedade com a escola;

VII – informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução do Projeto Pedagógico;

VIII – promover o pleno desenvolvimento do aluno, o seu preparo para o exercício consciente da cidadania e meios para progredir em estudos posteriores;

IX – prover meios para a recuperação paralela e final dos alunos que apresentem dificuldades durante e no final do processo de ensino;

X - expedir históricos escolares, declarações de conclusão de séries e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações. legais pertinentes.




Maria Clecia da Silva
Diretora




Um comentário:

  1. como que uma escola quer que os filhos nossos vão pra ai se vocês não souberam escrever um texto, tudo errado

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